quarta-feira, 30 de março de 2011

Europa: viagens em 4 horas até 2050

A Comissão Europeia quer que até 2050 noventa por cento dos passageiros aéreos em voos dentro da Europa consigam completar a sua viagem (de porta a porta) no espaço máximo de 4 horas, indica um relatório.

A visão da Comissão Europeia para o transporte aéreo até 2050, que será apresentada em Madrid pelo Vice-Presidente da Comissão Siim Kallas, responsável pelos transportes, prevê que o número de voos comerciais vai passar dos actuais 9,4 milhões de voos (2011) para 25 milhões (2050).

«Mesmo com o advento do comboio de alta velocidade, a distância em causa significa que o transporte aéreo continua [em 2050] a ser a única forma directa e viável de interligar as várias regiões europeias», indica o documento.
«Mesmo em distâncias curtas, em algumas áreas geográficas a aviação por vezes é o mais eficiente meio de transporte», acrescenta.

Em 2050, prevê a comissão no relatório, será grande a diversidade de veículos aéreos a operar em «blocos comuns de espaço aéreo», incluindo: «uma nova gama de aeronaves comerciais de nova geração - com fuselagem estreita e larga - aviões executivos, aviões de rotores e de rotores de posição variável (¿) e aparelhos não tripulados controlados à distância».

Uma percentagem destes veículos, considera o grupo de trabalho da Comissão, não terão pilotos e alguns serão mesmo autónomos.

Fonte. Agência Financeira

Sem comentários:

Enviar um comentário